terça-feira, 20 de outubro de 2009

Relatório - Gestar II

RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO


O Gestar em nosso município está funcionando maravilhosamente bem. Os formadores são comprometidos, competentes e responsáveis. A cada encontro , planejam as aulas, utilizam uma metodologia inovadora e orientam os cursistas para desenvolverem um estudo numa dimensão teórico-prática, procurando envolvê-los nas atividades propostas.
O formador de Língua Portuguesa trabalhou com a TP3, aplicando as atividades em sala de forma dinâmica, numa linguagem simples e acolhedora, utilizando estratégias variadas por meio de estudo de textos diversificados, letras de músicas, textos reflexivos, debates, produções de murais, leituras comentadas, aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupo, conversa informal. Ela consegue atender às expectativas do curso, aos objetivos propostos da melhor maneira possível. Quanto aos professores cursistas, são participativos, assíduos e apresentam uma ótima receptividade do curso.
Na área de Matemática, o formador trabalhou com a TP1, os trabalhos foram desenvolvidos também de forma dinâmica, utilizando atividades diversificadas, através de textos reflexivos, conversa informal, questionamentos dos conteúdos abordados, resolução e apresentação das atividades desenvolvidas com construção de cartazes, de gráficos com base em situações-problema e aulas expositivas dialogadas. A turma não é bem assídua, mas o formador procura sempre incentivar os cursistas, na perspectiva de uma melhor participação, despertando-os para a valorização e a importância que tem o curso para os profissionais.



RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO

As atividades foram iniciadas com o estudo das avaliações diagnósticas e dos descritores. Os formadores procederam com a mesma metodologia, dividiram a turma em pequenos grupos, seguindo a divisão de acordo com a série/ano que iriam aplicar. Feita a leitura das avaliações e dos descritores, os formadores orientaram como os cursistas iriam proceder com relação ao relatório. Os relatórios ainda não foram entregues na sua totalidade, mas está havendo a cobrança por parte dos formadores.
Um outro estudo abordado foi sobre o Portfólio, os formadores apresentaram sua estrutura e organização, através da data-show, foi aberta uma discussão em torno do assunto e tiraram as dúvidas existentes.
Com relação ao Projeto, foi feito um estudo bem minucioso sobre a sua estrutura e sobre o tema, os formadores apresentaram algumas sugestões, orientaram de maneira clara e objetiva, enfatizando a questão da interdisciplinaridade e articulando sobre a execução do mesmo. Abriu espaço para que os cursistas apresentassem também suas sugestões, foi um momento participativo e demonstraram interesse pela elaboração e execução do projeto no decorrer do curso. Alguns professores cursistas já definiram o tema, porém ficou para o mês de outubro o início de sua execução. Decidiram elaborar o projeto por escola, pois ficaria melhor para um trabalho interdisciplinar.
Já foram iniciadas as atividades práticas em sala de aula com o aluno e, segundo alguns relatórios feitos pelos professores cursistas, detectaram muitas dificuldades, uma vez que os alunos não têm um bom nível de leitura, porém não é motivo para desestímulo, pois acreditam que no decorrer das aulas, os alunos irão melhorar o nível de leitura e, consequentemente, conquistarão uma melhor aprendizagem.

Dificuldades Pedagógicas

Como em toda formação, as dificuldades existem tanto por parte dos formadores quanto por parte dos professores cursistas. O tempo é muito reduzido diante do acúmulo de atividades que eles assumem, pois para desenvolver o trabalho de um curso deste porte, com tamanha responsabilidade não há disponibilidade de tempo para realizarem as leituras e as tarefas propostas, mas assim mesmo cansados com o dia de trabalho e à noite no curso, eles se mostram interessados, porque acreditam que esta é uma oportunidade impar da qual não podem perder.


Avaliação

No final de cada oficina, ambos os formadores realizam as avaliações de maneira criativa. Os professores cursistas apresentam muitos pontos positivos, com boas perspectivas, elevação de autoestima para desenvolver sua prática pedagógica, compartilham as dificuldades, como também as experiências, na tentativa de encontrarem soluções para os problemas enfrentados em sala de aula. O GESTAR certamente é uma nova experiência que busca novos conhecimentos e descobertas desafiantes. Esperamos que essa segunda etapa possa ser melhor, que possamos realizar com mais recursos.

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