quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tabuleiro do Norte participando do GESTAR

MUNICÍPIO: Tabuleiro do Norte
Localização: Baixo Jaguaribe
Distância de Fortaleza : 211km
Vias de Acesso: BR 116 e CE 377
Nº de habitantes: 29 mil habitantes
Gentílico: Tabuleirense

DADOS DA EDUCAÇÃO:
Escolas de Ensino Fundamental: 16
Creches: 06Alunos: 5.113





PROGRAMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM – GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
COORDENADORA MUNICIPAL: Mª Nailce de Almeida Guerreiro
FORMADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: Mª do Socorro Costa de Oliveira
FORMADOR DE MATEMÁTICA: José Miranda da Silva




RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL

O GESTAR tem por objetivo propiciar acesso aos conhecimentos lingüísticos e matemáticos a todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
O programa atende em nosso município, aproximadamente, 1.200 alunos em turnos matutino e vespertino.
Trabalhamos com 40 professores cursistas divididos em 2 turmas, 1 de Língua Portuguesa ( 25 ) cursistas e a outra de Matemática (15).
O nosso município, por meio da Secretaria Municipal de Educação Básica está se empenhando ao máximo para o bom andamento do GESTAR, possibilitando total apoio aos formadores e cursistas.
A nossa aula inaugural aconteceu no dia 04 de agosto de 2009, num clima de otimismo e interação por parte dos atores: Secretária Municipal de Educação, Coordenadora do Gestar II, Formadores e Professores Cursistas.
Dividida em dois momentos. O momento inicial se deu com os professores cursistas, de Língua Portuguesa como também de Matemática e os demais convidados foram recebidos com música ambiente. A Coordenadora do GESTAR, Maria Nailce de Almeida Guerreiro pronunciou-se com palavras de incentivo e boas-vindas, apresentou os formadores e, em seguida, passou a palavra para a Secretária de Educação, Francisca das Chagas Freitas Moreira, que falou sobre a importância do programa para a melhoria do ensino e da aprendizagem, como também para o profissional da Educação, que busca um novo perfil para a construção de uma educação de qualidade para todos. Encerrou suas palavras, parabenizando a todos os professores presentes, que mesmo depois de um dia de trabalho, aceitaram o desafio de cursar o GESTAR II, uma vez que os encontros irão acontecer à noite, conforme o calendário em anexo. Dando continuidade, eu, coordenadora, fiz uma explanação do Programa, na qual utilizei a metodologia de slide para apresentar na sua íntegra o desenvolvimento do curso: uma explanação sobre o Guia Geral, abordando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Foi apresentado o currículo do GESTAR de Língua Portuguesa, evidenciando o objetivo geral do programa, as especificidades do GESTAR, as competências esperadas dos professores ao final do programa, e sobre a organização da proposta pedagógica. Os professores fizeram questionamentos tendo sido um momento importante, pois muitos estavam apreensivos e no decorrer das explanações demonstraram mais tranquilidade.A formadora Maria do Socorro preparou uma dramatização do texto “Precisa-se” tendo como atrizes duas alunas da Escola Antonio Alves Maia. O 1º momento foi encerrado com a dinâmica “Sólidos geométricos” aplicada pelo formador de Matemática, que teve como objetivo descontrair e interagir o grupo. O 2º momento em sala específica, os formadores receberam os cursistas com cartão de boas vindas, música e mensagem de reflexão através do vídeo “Dias Melhores”. Em seguida, foi feita a entrega dos quites, quando tiveram o primeiro contato para o conhecimento do material e informes gerais. Neste momento foi explicada toda a dinâmica das oficinas, a metodologia do curso, a agenda dos dias de plantão pedagógico, as visitas em sala e o trabalho que cada um deve ter no decorrer do curso. Foi feito um esclarecimento detalhado de modo que todos compreendessem as necessidades das adequações curriculares e integração do GESTAR ao planejamento. Muitas foram as dúvidas e os questionamentos, mas por fim todos entenderam e demonstraram interesse.
O momento foi encerrado com a música “Você é especial”, pela formadora Maria do Socorro com os cursistas de PORTUGUÊS e o formador de MATEMÁTICA, José Miranda, finalizou com a leitura reflexiva do texto “O diamante arranhado”.
VEJA FOTOS:



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Atividades desenvolvidas de Matemática

MAPA CONCEITUAL COM BASE EM SITUAÇÃO PROBLEMA


CONFECÇÃO DE CARTÕES FRACTAIS



TRABALHANDO ÁREA DA SUPEFÍCIE CORPORAL


Atividades desenvolvidas de Língua Portuguesa

TRABALHO EM GRUPO
AMBIENTE LETRADO

SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHO EM GRUPO
SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS

SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHO EM GRUPO



SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHO EM GRUPO




terça-feira, 20 de outubro de 2009

Relatório - Gestar II

RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO


O Gestar em nosso município está funcionando maravilhosamente bem. Os formadores são comprometidos, competentes e responsáveis. A cada encontro , planejam as aulas, utilizam uma metodologia inovadora e orientam os cursistas para desenvolverem um estudo numa dimensão teórico-prática, procurando envolvê-los nas atividades propostas.
O formador de Língua Portuguesa trabalhou com a TP3, aplicando as atividades em sala de forma dinâmica, numa linguagem simples e acolhedora, utilizando estratégias variadas por meio de estudo de textos diversificados, letras de músicas, textos reflexivos, debates, produções de murais, leituras comentadas, aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupo, conversa informal. Ela consegue atender às expectativas do curso, aos objetivos propostos da melhor maneira possível. Quanto aos professores cursistas, são participativos, assíduos e apresentam uma ótima receptividade do curso.
Na área de Matemática, o formador trabalhou com a TP1, os trabalhos foram desenvolvidos também de forma dinâmica, utilizando atividades diversificadas, através de textos reflexivos, conversa informal, questionamentos dos conteúdos abordados, resolução e apresentação das atividades desenvolvidas com construção de cartazes, de gráficos com base em situações-problema e aulas expositivas dialogadas. A turma não é bem assídua, mas o formador procura sempre incentivar os cursistas, na perspectiva de uma melhor participação, despertando-os para a valorização e a importância que tem o curso para os profissionais.



RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO

As atividades foram iniciadas com o estudo das avaliações diagnósticas e dos descritores. Os formadores procederam com a mesma metodologia, dividiram a turma em pequenos grupos, seguindo a divisão de acordo com a série/ano que iriam aplicar. Feita a leitura das avaliações e dos descritores, os formadores orientaram como os cursistas iriam proceder com relação ao relatório. Os relatórios ainda não foram entregues na sua totalidade, mas está havendo a cobrança por parte dos formadores.
Um outro estudo abordado foi sobre o Portfólio, os formadores apresentaram sua estrutura e organização, através da data-show, foi aberta uma discussão em torno do assunto e tiraram as dúvidas existentes.
Com relação ao Projeto, foi feito um estudo bem minucioso sobre a sua estrutura e sobre o tema, os formadores apresentaram algumas sugestões, orientaram de maneira clara e objetiva, enfatizando a questão da interdisciplinaridade e articulando sobre a execução do mesmo. Abriu espaço para que os cursistas apresentassem também suas sugestões, foi um momento participativo e demonstraram interesse pela elaboração e execução do projeto no decorrer do curso. Alguns professores cursistas já definiram o tema, porém ficou para o mês de outubro o início de sua execução. Decidiram elaborar o projeto por escola, pois ficaria melhor para um trabalho interdisciplinar.
Já foram iniciadas as atividades práticas em sala de aula com o aluno e, segundo alguns relatórios feitos pelos professores cursistas, detectaram muitas dificuldades, uma vez que os alunos não têm um bom nível de leitura, porém não é motivo para desestímulo, pois acreditam que no decorrer das aulas, os alunos irão melhorar o nível de leitura e, consequentemente, conquistarão uma melhor aprendizagem.

Dificuldades Pedagógicas

Como em toda formação, as dificuldades existem tanto por parte dos formadores quanto por parte dos professores cursistas. O tempo é muito reduzido diante do acúmulo de atividades que eles assumem, pois para desenvolver o trabalho de um curso deste porte, com tamanha responsabilidade não há disponibilidade de tempo para realizarem as leituras e as tarefas propostas, mas assim mesmo cansados com o dia de trabalho e à noite no curso, eles se mostram interessados, porque acreditam que esta é uma oportunidade impar da qual não podem perder.


Avaliação

No final de cada oficina, ambos os formadores realizam as avaliações de maneira criativa. Os professores cursistas apresentam muitos pontos positivos, com boas perspectivas, elevação de autoestima para desenvolver sua prática pedagógica, compartilham as dificuldades, como também as experiências, na tentativa de encontrarem soluções para os problemas enfrentados em sala de aula. O GESTAR certamente é uma nova experiência que busca novos conhecimentos e descobertas desafiantes. Esperamos que essa segunda etapa possa ser melhor, que possamos realizar com mais recursos.