Localização: Baixo Jaguaribe
Distância de Fortaleza : 211km
Vias de Acesso: BR 116 e CE 377
Nº de habitantes: 29 mil habitantes
Gentílico: Tabuleirense
DADOS DA EDUCAÇÃO:
Escolas de Ensino Fundamental: 16
Creches: 06Alunos: 5.113
PROGRAMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM – GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
COORDENADORA MUNICIPAL: Mª Nailce de Almeida Guerreiro
FORMADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: Mª do Socorro Costa de Oliveira
FORMADOR DE MATEMÁTICA: José Miranda da Silva
RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL
O GESTAR tem por objetivo propiciar acesso aos conhecimentos lingüísticos e matemáticos a todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
O programa atende em nosso município, aproximadamente, 1.200 alunos em turnos matutino e vespertino.
Trabalhamos com 40 professores cursistas divididos em 2 turmas, 1 de Língua Portuguesa ( 25 ) cursistas e a outra de Matemática (15).
O nosso município, por meio da Secretaria Municipal de Educação Básica está se empenhando ao máximo para o bom andamento do GESTAR, possibilitando total apoio aos formadores e cursistas.
A nossa aula inaugural aconteceu no dia 04 de agosto de 2009, num clima de otimismo e interação por parte dos atores: Secretária Municipal de Educação, Coordenadora do Gestar II, Formadores e Professores Cursistas.
Dividida em dois momentos. O momento inicial se deu com os professores cursistas, de Língua Portuguesa como também de Matemática e os demais convidados foram recebidos com música ambiente. A Coordenadora do GESTAR, Maria Nailce de Almeida Guerreiro pronunciou-se com palavras de incentivo e boas-vindas, apresentou os formadores e, em seguida, passou a palavra para a Secretária de Educação, Francisca das Chagas Freitas Moreira, que falou sobre a importância do programa para a melhoria do ensino e da aprendizagem, como também para o profissional da Educação, que busca um novo perfil para a construção de uma educação de qualidade para todos. Encerrou suas palavras, parabenizando a todos os professores presentes, que mesmo depois de um dia de trabalho, aceitaram o desafio de cursar o GESTAR II, uma vez que os encontros irão acontecer à noite, conforme o calendário em anexo. Dando continuidade, eu, coordenadora, fiz uma explanação do Programa, na qual utilizei a metodologia de slide para apresentar na sua íntegra o desenvolvimento do curso: uma explanação sobre o Guia Geral, abordando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Foi apresentado o currículo do GESTAR de Língua Portuguesa, evidenciando o objetivo geral do programa, as especificidades do GESTAR, as competências esperadas dos professores ao final do programa, e sobre a organização da proposta pedagógica. Os professores fizeram questionamentos tendo sido um momento importante, pois muitos estavam apreensivos e no decorrer das explanações demonstraram mais tranquilidade.A formadora Maria do Socorro preparou uma dramatização do texto “Precisa-se” tendo como atrizes duas alunas da Escola Antonio Alves Maia. O 1º momento foi encerrado com a dinâmica “Sólidos geométricos” aplicada pelo formador de Matemática, que teve como objetivo descontrair e interagir o grupo. O 2º momento em sala específica, os formadores receberam os cursistas com cartão de boas vindas, música e mensagem de reflexão através do vídeo “Dias Melhores”. Em seguida, foi feita a entrega dos quites, quando tiveram o primeiro contato para o conhecimento do material e informes gerais. Neste momento foi explicada toda a dinâmica das oficinas, a metodologia do curso, a agenda dos dias de plantão pedagógico, as visitas em sala e o trabalho que cada um deve ter no decorrer do curso. Foi feito um esclarecimento detalhado de modo que todos compreendessem as necessidades das adequações curriculares e integração do GESTAR ao planejamento. Muitas foram as dúvidas e os questionamentos, mas por fim todos entenderam e demonstraram interesse.
O momento foi encerrado com a música “Você é especial”, pela formadora Maria do Socorro com os cursistas de PORTUGUÊS e o formador de MATEMÁTICA, José Miranda, finalizou com a leitura reflexiva do texto “O diamante arranhado”.
VEJA FOTOS:
ÁREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
COORDENADORA MUNICIPAL: Mª Nailce de Almeida Guerreiro
FORMADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: Mª do Socorro Costa de Oliveira
FORMADOR DE MATEMÁTICA: José Miranda da Silva
RELATÓRIO DA AULA INAUGURAL
O GESTAR tem por objetivo propiciar acesso aos conhecimentos lingüísticos e matemáticos a todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
O programa atende em nosso município, aproximadamente, 1.200 alunos em turnos matutino e vespertino.
Trabalhamos com 40 professores cursistas divididos em 2 turmas, 1 de Língua Portuguesa ( 25 ) cursistas e a outra de Matemática (15).
O nosso município, por meio da Secretaria Municipal de Educação Básica está se empenhando ao máximo para o bom andamento do GESTAR, possibilitando total apoio aos formadores e cursistas.
A nossa aula inaugural aconteceu no dia 04 de agosto de 2009, num clima de otimismo e interação por parte dos atores: Secretária Municipal de Educação, Coordenadora do Gestar II, Formadores e Professores Cursistas.
Dividida em dois momentos. O momento inicial se deu com os professores cursistas, de Língua Portuguesa como também de Matemática e os demais convidados foram recebidos com música ambiente. A Coordenadora do GESTAR, Maria Nailce de Almeida Guerreiro pronunciou-se com palavras de incentivo e boas-vindas, apresentou os formadores e, em seguida, passou a palavra para a Secretária de Educação, Francisca das Chagas Freitas Moreira, que falou sobre a importância do programa para a melhoria do ensino e da aprendizagem, como também para o profissional da Educação, que busca um novo perfil para a construção de uma educação de qualidade para todos. Encerrou suas palavras, parabenizando a todos os professores presentes, que mesmo depois de um dia de trabalho, aceitaram o desafio de cursar o GESTAR II, uma vez que os encontros irão acontecer à noite, conforme o calendário em anexo. Dando continuidade, eu, coordenadora, fiz uma explanação do Programa, na qual utilizei a metodologia de slide para apresentar na sua íntegra o desenvolvimento do curso: uma explanação sobre o Guia Geral, abordando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Foi apresentado o currículo do GESTAR de Língua Portuguesa, evidenciando o objetivo geral do programa, as especificidades do GESTAR, as competências esperadas dos professores ao final do programa, e sobre a organização da proposta pedagógica. Os professores fizeram questionamentos tendo sido um momento importante, pois muitos estavam apreensivos e no decorrer das explanações demonstraram mais tranquilidade.A formadora Maria do Socorro preparou uma dramatização do texto “Precisa-se” tendo como atrizes duas alunas da Escola Antonio Alves Maia. O 1º momento foi encerrado com a dinâmica “Sólidos geométricos” aplicada pelo formador de Matemática, que teve como objetivo descontrair e interagir o grupo. O 2º momento em sala específica, os formadores receberam os cursistas com cartão de boas vindas, música e mensagem de reflexão através do vídeo “Dias Melhores”. Em seguida, foi feita a entrega dos quites, quando tiveram o primeiro contato para o conhecimento do material e informes gerais. Neste momento foi explicada toda a dinâmica das oficinas, a metodologia do curso, a agenda dos dias de plantão pedagógico, as visitas em sala e o trabalho que cada um deve ter no decorrer do curso. Foi feito um esclarecimento detalhado de modo que todos compreendessem as necessidades das adequações curriculares e integração do GESTAR ao planejamento. Muitas foram as dúvidas e os questionamentos, mas por fim todos entenderam e demonstraram interesse.
O momento foi encerrado com a música “Você é especial”, pela formadora Maria do Socorro com os cursistas de PORTUGUÊS e o formador de MATEMÁTICA, José Miranda, finalizou com a leitura reflexiva do texto “O diamante arranhado”.
VEJA FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário